domingo, 17 de outubro de 2010

Turma 133 - Jaguari




Textos Individuais com sentimentos e sensações no decorrer da atividade:

  • Andrinny – Me senti bem em pintar uma releitura de Iberê Camargo, a atividade traz tranquilidade e exige um empenho para que possa ficar agradável para aqueles que a olharem. Podemos conhecer técnicas de pintura e expressar nossos sentimentos e misturá-los aos de Iberê Camargo, já que a tela é divida em releitura da Obra Jaguari e nossos próprios desenhos que foram feitos a partir do tema onde me escondo dado pelo professor em aula. Durante a atividade a aula mudou e ganhou uma clima de descontração, ao mesmo tempo que nos exigiamos para fazer um trabalho bom. E no término senti uma sensação de dever cumprido e também fiquei contente com o resultado.



  • Eloi -  Com o trabalho realizado na aula de Ensino Religioso nos podemos conhecer um pouco da cultura e das  obras de Iberê, foi muito gratificante, pois foram aulas bem descontraídas fora da rotina. Todos se sentiam bem nas aulas em que pintávamos Iberê.
Este trabalho nos mostrou a dificuldade que há para uma obra chegar a exposição pa nos dar mais valor. Me senti muito bem, pois nunca havia tido uma aula assim.


  • Fernanda: Senti um grande prazer em realizar o trabalho conheci de perto a arte de um pintor e pude vivenciar o quanto é bom pintar expressar nosso sentimento com cores e tons, fazendo do nosso trabalho reflexo da nossa alma e estado de espírito.

  • Felippe – O trabalho de pintura da disciplina de religião foi muito importante, para que a gente possa conhecer passo-a-passo como se faz uma pintura em uma tela. Ligando nossa obra de um lado a do Iberê. Na obra estudada do Iberê “Jaguari”, notamos que dava uma impressão de reflexo e o nosso grupo resolveu fazer o reflexo da nossa obra com a dele, ficou bem legal,, nela dá pra ver que foi feita baseada numa obra do Iberê.

  • Igor – O trabalho realizado na disciplina de ensino religioso foi muito importante, pois nos proporcionou uma grande absorção do significado e importância das obras de Iberê Camargo. Com base nele desenvolvemos passo-a-passo diversos métodos e práticas da criação de uma obra, buscando criar uma ligação entre nossas obras e as obras originais do Iberê. Além disso conhecemos um pouco mais sobre a vida do artista, que foi bastante influente no meio artístico. Por fim, o trabalho pôde ser considerado muito proveitoso pelos alunos da turma, assim como por aqueles que acompanharam de perto o que era realizado.

  • Ismael - Ao pintar a obra com meus colegas, me senti muito bem e super a vontade com meus amigos pintando, adorei o estilo da pintura e a mistura de temas, cores e tons utilizados na tela, onde cada um pode expressar um pouco de seus sentimentos. Foi um trabalho muito bom de fazer pois foi diferenciado dos outros ja feitos.

  • Lorenzo - Na realização da obra, me senti um pouco exposto e no inicio não estava gostando muito, mas com o desenvolver da obra comecei a me envolver mais e acabou sendo uma experiência legal e satisfatória. Não tinha expectativas de como ficaria a obra, mas não pensei que ia ficar boa, e acabei me enganando, mesmo que não seja a melhor obra, acho que é uma grande obra e estou orgulhoso de ter participado do projeto.

Mélani - Me senti muito bem ao pintar pois pra mim pintar é como escrever… pintar é criar, é dar cor à Vida, a algo que temos ambição de ver. Quando escrevemos, as imagens não parecem nítidas… Vão-se clareando, vão-se colorindo com tudo… A pintura não é só muito linda...é mais que isso.. Mostra espírito novo, infantil, radiante! Podemos nos transportar do imaginário ao real, se se fecha os olhos pode-se ouvir ruidos, afastados, mas nítidos conseguindo captar, perceber,com uma atitude mental, impressões físicas, e sensações, além disso tudo, o mais difícil, colocar na tela, com coRes e tintas, tudo que a impressiona no momento, isto, é ser artista, por ter que ser artista. Vencer e dominar o pincel à seu serviço e dom. Construímos nossa obra, não só com seus pincéis e tintas, mas com tons de nossa alma, e deste modo, conseguimos transmitir aos mais sensíveis, não só uma simples cena, mas uma reviravolta , uma inquietude, e até mesmo uma perturbação emocional do local. Saímos do óbvio, do habitual, do banal com um toque excêntrico e infreqüente.

Texto Final do Grupo:


A nossa obra é um misto de sensações, cores e texturas.
Desenvolvemos um trabalho composto por dois lados: um mostra uma releitura feita por nós da obra de Iberê Camargo chamada Jaguari, que retrata uma paisagem composta por uma árvore que tem seu reflexo exposto na água, a obra é feita com tinta a óleo.
Em nossa releitura tentamos ser o mais fiel possível à imagem original sendo composta igualmente pela árvore refletida em água.
No outro lado da tela, recriamos nossos próprios desenhos que foram feitos em sala de aula com giz de cera, cujo tema que nos guiava era “Onde Me Escondo”, proposta esta que foi feita pelo professor Aloizio.
Em nossos lugares preferidos para fugir da rotina, dos problemas e das situações adversas que estão presentes em nossas vidas apareceram praias, campos, arco-íris, lugares multicoloridos que imaginávamos ser perfeito para nosso escapismo.
Idealizamos cenários bonitos, onde muitos de nós poderiam ficar tranquilos, pensar, refletir ou simplesmente divertir-se e rir à toa.
Idealizamos um lugar sonhado ou retratamos um lugar real, para que pudéssemos estar livres e limpos das maldades e obrigações do mundo real que vivemos. Para esquecer as mágoas que nos sufocam. Para dar vida a sonhos. Para imaginar um futuro melhor e condições melhores. Para refletir sobre nossas vidas e pessoas que nelas estão presentes e vivas se não fisicamente, pelo menos em lembranças e memórias que não serão esquecidas. Para alegrar-se e rir, pois isso nunca seria um desperdício de tempo e se fosse realmente um desperdício, no mundo em que criamos o tempo está ao nosso lado e podemos manipulá-lo.
Criamos um espaço muito pessoal, que mistura lembranças e recordações, aprendizados, e situações vividas por cada um ao longo da sua vida.
A obra traz a tona não só o lugar que tanto desejamos para fugir, mas sim o mundo perfeito para realização de sonhos e nesse lugar está presente nossos sentimentos e sensações pelos quais passamos e que esperamos ainda viver.

Identificação da Obra:

  • Título da Exposição: “Iberê Camargo de Restinga Seca para o mundo.”
  • Nomes dos Componentes dos Grupos:

    1. Andrinny Almeida
    2. Eloi Ávila
    3. Fernanda Moreira
    4. Fillipe Pereira
    5. Igor Stefani
    6. Ismael Bueno
    7. Lorenzo Medina
    8. Mélani Camargo
  • Turma: 133
  • Ano: 2° série do Ensino Médio
  • Foto da Obra:
� 5 i a �� �� ta, que foi bastante influente no meio artístico. Por fim, o trabalho pôde ser considerado muito proveitoso pelos alunos da turma, assim como por aqueles que acompanharam de perto o que era realizado.


  • Ismael - Ao pintar a obra com meus colegas, me senti muito bem e super a vontade com meus amigos pintando, adorei o estilo da pintura e a mistura de temas, cores e tons utilizados na tela, onde cada um pode expressar um pouco de seus sentimentos. Foi um trabalho muito bom de fazer pois foi diferenciado dos outros ja feitos.


  • Lorenzo - Na realização da obra, me senti um pouco exposto e no inicio não estava gostando muito, mas com o desenvolver da obra comecei a me envolver mais e acabou sendo uma experiência legal e satisfatória. Não tinha expectativas de como ficaria a obra, mas não pensei que ia ficar boa, e acabei me enganando, mesmo que não seja a melhor obra, acho que é uma grande obra e estou orgulhoso de ter participado do projeto.


Mélani - Me senti muito bem ao pintar pois pra mim pintar é como escrever… pintar é criar, é dar cor à Vida, a algo que temos ambição de ver. Quando escrevemos, as imagens não parecem nítidas… Vão-se clareando, vão-se colorindo com tudo… A pintura não é só muito linda...é mais que isso.. Mostra espírito novo, infantil, radiante! Podemos nos transportar do imaginário ao real, se se fecha os olhos pode-se ouvir ruidos, afastados, mas nítidos conseguindo captar, perceber,com uma atitude mental, impressões físicas, e sensações, além disso tudo, o mais difícil, colocar na tela, com coRes e tintas, tudo que a impressiona no momento, isto, é ser artista, por ter que ser artista. Vencer e dominar o pincel à seu serviço e dom. Construímos nossa obra, não só com seus pincéis e tintas, mas com tons de nossa alma, e deste modo, conseguimos transmitir aos mais sensíveis, não só uma simples cena, mas uma reviravolta , uma inquietude, e até mesmo uma perturbação emocional do local. Saímos do óbvio, do habitual, do banal com um toque excêntrico e infreqüente.


Currículos Individuais:

  • Nome: Andrinny Bastos de Almeida
  • Filiação: Eduardo P. C. de Almeida
Kelen Cristina Leites Bastos
  • Endereço: R. Telmo Vieira Araújo - Hípica
  • Telefones: 84988827
  • E-mail’s: dinnyk_bastos@hotmail.com
  • Escolaridade (todo processo): ensino fundamental cursado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Simões Lopes Neto
Ensino Médio cursado na Escola Ensino Médio Padre Reus.
  • Atividades independentes desenvolvidas (participação até 2010):



  • Nome: Eloi Henrique Ávila
  • Filiação: Gilberto Lopes Ávila
Ana Luiza Rocha da Silva
  • Endereço: Av. Roberto Landell de Moura 515
  • Telefone:
  • E-mail’s: eloihenriqueavila@hotmail.com
  • Escolaridade:
  • Atividades Independentes:




  • Nome: Felippe F. Pereira
  • Filiação Andréia F. Pereira
  • Endereço: Av. Cavalhada, 2000
  • Telefone: 32645422
  • E-mail: felippefracanopereira@msn.com
  • Escolaridade: 3° Ano do 2° Grau (cursando)
  • Atividades Independentes:



  • Nome: Igor Stefani Pastro
  • Filiação: Antônio Miguel Pastro
Silvana lima Stefani
  • Endereço: R. Cícero Viana
  • Telefone: 32665834
  • E-mail: igor_stefani@globomail.com
  • Escolaridade:
  • Atividades Independentes:
  •  
  • Nome :  Fernanda de Oliveira Moreira
  • Filiação :  gloria beatriz e fernando moreira (isso?)
  • Endereço : bairro nonoai
  • Telefone : 93137695
  • E-maiil : fefeti.moreira@gmail.com
  • Escolaridade : fundamental completo e ensino medio completo em 2010




  • Nome : melani camargo sobrinho
  • Filiação : luiz henrique soares sobrinho, sandra elena camargo sobrinho
  • Endereço : bairro camaquã
  • Telefone : 98531727
  • E-mail : melpipoka@hotmail.com
  • Escolaridade : fundamental completo: escola são vicenti martir e são francisco, medio completo no final do ano: E.E.E.M Padre Reus


  • Nome: Lorenzo Bueno Medina
  • Filiação: João Carlos Meurer de Medina
  •                Mara Rosani Bueno Medina
  • Endereço: Rua Coronel Massot 331, Apto 102
  • Telefones: 32690071 / 92153585
  • E-mails: lorenzo_medina93@hotmail.com  
  • Escolaridade: Ensino Fundamental - E.E.E.M. Roque Gonzáles
  • Ensino Médio - E.E.E.M Padre Reus
  • Atividades Desenvolvidas: Projeto Escola Sem Violência e Arte contra a violência.


·         Nome: Ismael Abrantes Bueno
  • Filiação: Pai: Rubem Carlos Ballejos Bueno
  • Mãe: Rosa Maria Vieira Abrantes
  • Endereço: Rua Atílio Superti, 190, Bairro vila nova
  • Escolaridade: Ensino fundamental: EEEF Monte Cristo/ Santa Teresa de Jesus/ São luiz (bom jesus)
                    Ensino médio: São luiz (bom jesus)/ EEEM Padre Reus


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário